Objetivos

O Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA tem vinculação interinstitucional na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sede no Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica. O MAASA tem uma área de concentração: Meio Ambiente, Águas e Saneamento.
 

Os objetivos do curso são:

  • Promover a formação de docentes e a formação inicial de pesquisadores na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em meio ambiente, águas e saneamento.
  • Formar e qualificar recursos humanos para tratamento da problemática ambiental, numa perspectiva integrada e interinstitucional, para atender às demandas do Estado da Bahia e da Região Nordeste, provenientes da administração pública, da iniciativa privada e do terceiro setor.
  • Promover o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental.
 
O profissional a ser formado pelo Curso de Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento deve ter uma visão integrada e interdisciplinar das questões ambientais desenvolvendo capacidade de reflexão, analise e avaliação de modo a assimilar conhecimentos abrangentes que permitam por meio da pesquisa e do ensino que contribua para a construção ou aprofundamento da ciência .
 
O Curso de Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento por meio de seu currículo deverá propiciar uma sólida formação técnico-científica, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas das áreas de meio ambiente, águas e saneamento, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
 
A partir dessa concepção, o curso pretende formar profissionais com uma visão interdisciplinar e abrangente da problemática ambiental e com competências específicas para o ensino, pesquisa e intervenção em problemas relacionados a engenharia sanitária e ambiental . Os egressos do Curso de Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento deverão estar capacitados para:
 
  • Identificar e abordar criticamente problemas ambientais, especificamente aqueles relacionados à gestão do meio ambiente, águas e saneamento.
  • Propor e implementar soluções para os problemas ambientais, numa perspectiva integrada e interdisciplinar, considerando os aspectos técnicos, sociais, econômicos e humanos envolvidos.
  • Integrar equipes de pesquisas nas áreas de tecnologia e gestão ambiental, águas e saneamento.
  • Atuar como docente nos diferentes segmentos da área ambiental.
Português, Brasil