Integração com a graduação

A integração das atividades do MAASA com a graduação ocorre de diferentes formas e tem sido bastante profícua. Parte do corpo docente permanente do MAASA é responsável por disciplinas introdutórias ou profissionalizantes dos cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFBA, Ciências Biológicas, Bacharelado em Química e Bacharelados Interdisciplinares. Por outro lado, três professores permanentes do MAASA são responsáveis pela componente curricular ENG 269 - Ciências do Ambiente, de conteúdo transversal e pertencente à grade curricular dos seguintes cursos de Engenharia da Escola Politécnica da UFBA: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação de Processos, Tecnologia em Transporte Terrestre e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. São responsáveis, também, por componentes curriculares oferecidas para diferentes cursos, podendo-se destacar a atividade Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
 
Destaca-se que o Regimento do MAASA garante a oferta de todas as disciplinas do curso como disciplinas optativas para alunos concluintes dos cursos da Escola Politécnica da UFBA. Ressalta-se a inserção dos trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Química e Ciências Biológicas nas linhas de pesquisa do MAASA e nos grupos de pesquisa vinculados ao Mestrado, uma vez que os docentes permanentes são, também, orientadores de alunos na graduação. Outra iniciativa relevante que aproxima muito os alunos de graduação e o MAASA são as Atividades Curriculares em Comunidade (ACC). A ACC visa: desenvolver atividades pedagógicas de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população: ministrar cursos, fazer ou promover conferências, palestras, ciclos de estudos, debates, oficinas, seminários, exposições, concertos, recitais, espetáculos, mostras, feiras, campanhas, formação ou promoção de grupos artísticos, etc.; promover meios de conhecimento de realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas; vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas da população; acompanhar, apoiar e assessorar projetos comunitários em desenvolvimento; agregar aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil.
 
O Regulamento de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação da UFBA e o Regimento do MAASA permitem ao aluno de graduação da UFBA a inscrição semestral como aluno especial em disciplinas do MAASA, com aproveitamento de carga horária. Durante o período de inscrição semestral em componentes curriculares os colegiados de cursos da graduação e do MAASA interagem para que seja oportunizada a inscrição dos estudantes interessados.
 
Uma importante alternativa de integração são as atividades de pesquisa, desenvolvidas no âmbito do MAASA. Os projetos de pesquisa possibilitam a integração de estudantes de graduação, seja como voluntários ou apoiados por bolsas de iniciação científica, por meio de programas de bolsas de cotas institucionais da UFBA ou pelo financiamento pelas agências oficiais de fomento como FAPESB ou CNPq, através de programas como: PIBIC; PIBIC-AF, PIBITI e PBMS. Com essa integração, espera-se contribuir de forma positiva para a formação dos discentes em graduação, incentivar e despertar o interesse de novos pesquisadores na área das engenharias.
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