Trabalho de estudante do MAASA é premiado com o 1º Lugar no 50º CNSA

O trabalho técnico-científico ACESSO À ÁGUA PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE SALVADOR A PARTIR DAS MEDIDAS EMERGENCIAIS ADOTADAS PARA AS POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, de autoria de Gustavo Santa Cruz Santos (estudante do MAASA), Luiz Roberto Santos Moraes e Patrícia Campos Borja (Professores do MAASA), apresentado no 50o. Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento-ASSEMAE, realizado em maio/2022 em Porto Alegre-RS, foi premiado com o 1o. lugar na categoria Instituições de Ensino Superior. O trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação sobre a possibilidade de ampliação do acesso à água para a população em situação de rua de Salvador, a partir das medidas emergenciais adotadas para esse grupo social no Brasil durante a pandemia da COVID-19, tomando como referência iniciativas implementadas em algumas capitais das regiões Nordeste e Sudeste do país. Foram utilizados dados de crescimento da população de rua do Brasil e de Salvador, levantamento de medidas emergenciais nas regiões Sudeste e Nordeste, voltadas para essa população na pandemia publicado pelo IPEA, em 2020, além de entrevistas com representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, do Movimento de População de Rua Nacional e moradores em situação de rua de Salvador. A população em situação de rua da cidade de Salvador faz parte de um grupo social extremamente excluído, discriminado e privado do direito fundamental de acesso à água. Esse direito é violado diariamente pela negação do fornecimento de água a esse grupo social, evidenciado pela ausência ou insuficiência de locais púbicos com disponibilidade de água para beber, cozinhar e/ou tomar banho. Associa-se a essa questão o crescimento dessa parcela da população e o fato dos moradores em situação de rua, que vivem em condição de miserabilidade, gastarem 95 vezes mais para beber água potável, quando comparado com a classe social mais abastada de Salvador, configurando um cenário de exploração e iniquidade social. A ampliação do acesso a água potável para a população em situação de rua de Salvador é necessária e possível por meio da adoção das medidas emergenciais implantadas com sucesso em outras cidades do Nordeste e do Sudeste do país no período da pandemia.

Categoria:
Imagem: